SAÚDE ANIMAL

12 cavalos são microchipados na segunda ação de 2021


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: João Vilnei (Divulgação/Prefeitura)

Em nova ação da microchipagem de equinos, a prefeitura de Santa Maria aplicou 12 identificadores em cavalos carroceiros, na tarde desta sexta-feira. O trabalho ocorreu na localidade do Alto da Boa Vista, das 14h às 17h, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste. 

Além da implementação do dispositivo em equinos, a equipe conversou com a comunidade para sanar dúvidas relacionadas aos equinos e à legislação para as carroças com tração animal. Esta foi a segunda ação de microchipagem após a retomada da iniciativa, em 13 de agosto. A iniciativa é gratuita, voluntária e indolor aos cavalos.

- A ação foi muito produtiva, com bastante procura da população aqui da área em que ficamos. Os donos de cavalos entenderam a importância da microchipagem, de que não é só um microchip no animal, e sim a identificação do seu cavalo. Que é um controle do seu animal - avalia a médica-veterinária do município Patrícia Silveira.

Nova Palma promove campanha de vacinação para gatos e cães neste sábado

Novas ações estão previstas para as próximas semanas. A microchipagem tem o apoio das secretarias de Meio Ambiente, por meio Superintendência de Bem-Estar Animal, de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Social.

HISTÓRICO
A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no Município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo.

VÍDEO: depois 17 meses suspensa, microchipagem de cavalos é retomada em Santa Maria

Antes da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, havia microchipado 166 equinos, a maioria deles na região da Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. A estimativa é que ainda existam cerca de 1,4 mil cavalos de carroças - que são o principal alvo das ações - para serem microchipados em Santa Maria.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

6ª Brigada de Infantaria Blindada tem novo comandante

Falta de água afeta 17 locais nesta sexta-feira em Santa Maria Próximo

Falta de água afeta 17 locais nesta sexta-feira em Santa Maria

Geral